Palmeira das Canáriais (Phoenix canariensis)A palmeira das Canárias ( Phoenix canariensis ) é uma espécie da família Arecaceae. É uma palmeira nativa das Ilhas Canárias, freqüentemente usada em jardins como ornamental. Também é comumente conhecida como tamareira das Ilhas Canárias, Palma das Canárias, Fênix ou Tamara.
Características
Como as palmeiras comuns, o tronco ou o tronco é solitário e robusto, mede pelo menos 15 m de altura, tem um diâmetro de 50 cm a 1 m, e a área circundante ocupada pela planta pode ser superior a 10 m. Na parte basal do tronco são observadas raízes aéreas.
Esta planta tem espinhos, tem uma casca cinza com cicatrizes em forma de losango, formadas pelas folhas mais antigas. A coroa desta palmeira é em forma de pluma e tem uma folhagem permanente.
FolhasAs folhas são pinadas, muito grandes e medem entre 5 e 6 m de comprimento, com aparência semelhante à de um espanador. Cada folha (folheto) é muito rígida e sua ponta é muito afiada. Pecíolos têm espinhos muito longos.
FloresAs flores da palmeira das Canárias são muito pequenas, de cor creme e são formadas dentro das capas. As flores femininas são agrupadas em grupos abertos e produzem datas. Esses aglomerados podem medir até 2 m. Por sua vez, as flores masculinas são agrupadas em grupos em forma de vassoura. A polinização ocorre por ação do vento.
FrutoO fruto desta palmeira é globoso, de cor laranja com cerca de 2 cm de comprimento, com uma cobertura carnuda. No interior, ele armazena uma semente com uma cabeça muito dura que mostra uma fenda ao longo dela. As sementes são dispersas pelos pássaros em seu habitat natural.
Fonte: https://maestrovirtuale.com/palma-das-canarias-caracteristicas-habitat-usos-cuidados/